História

Desde a década de 1980, a Unicamp desenvolve e implementa projetos de uso e desenvolvimento de Tecnologias na Educação. E, mais recentemente, tem se empenhado também em projetos voltados à Educação a Distância (EaD), com o envolvimento de diversas unidades da Instituição.

Tais iniciativas têm resultado em projetos, desenvolvimentos e implementações de metodologias e materiais diferenciados, para aplicação em cursos tanto presenciais como na modalidade a distância.

Planes - Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico da Unicamp - Planes, na linha de Educação a Distância prevê:

"incentivar/consolidar ações de educação a distância em todas as modalidades de ensino, que facilitem o acesso a informações e aos materiais didáticos dos diversos segmentos (comunidade externa, dos alunos de graduação, dos alunos de pós-graduação), e que forneçam o apoio técnico e operacional para a implantação dessas atividades".

Já na linha de Difusão do Conhecimento, o Planejamento Estratégico propõe:

"Divulgar o conhecimento, as tecnologias, as ações culturais, sociais e artísticas desenvolvidas na Unicamp ou fora dela".

Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais - GGTE

No intuito de dar o suporte necessário ao oferecimento de Cursos de Educação a Distância, com os diferenciais de credibilidade já presentes nos cursos presenciais disponibilizados pela Unicamp, em 2008 foi criado o Grupo Gestor de Educação a Distância (GGEaD), vinculado ao Gabinete do Reitor, e, em setembro de 2009, a Resolução GR 34/2009 criava o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), subordinado às Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Graduação, e retificado pela Resolução GR 15/2010, com a finalidade de:

"Propiciar, apoiar, articular e promover ações institucionais relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias educacionais e educação a distância, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão da Unicamp.

Atuar, como interlocutor da Unicamp, junto a outras instituições, identificando oportunidades de parcerias que incentivem a implantação de cursos a distância e contribuam para a definição de políticas públicas para o setor."

O Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) veio consolidar as ações no uso de tecnologias educacionais na Instituição. Tem como proposta transferir para a sociedade conteúdos gerados a partir de suas disciplinas de graduação na forma de textos, vídeos, animações, imagens, apresentações ou outros formatos, fomentando, assim, a geração de novos conhecimentos.