Ambiente Virtual para aplicação da metodologia E-Delphi de consenso de especialistas

Produto: Definição das Competências de Profissionalismo Médico no Brasil

CAAE Nº 31901414.1.0000.5404 (CEP-UNICAMP)

O objetivo deste projeto é caracterizar como profissionalismo médico, usualmente baseado em percepções internacionais, é redefinido pelas crenças, valores e cultura da população brasileira.  Este projeto emerge da necessidade de desenvolver definições concretas, operacionais e contextualizadas sobre a competência profissional almejada do médico brasileiro. A partir destas definições, poderiam ser elaboradas estratégias de ensino eficazes e abordagens de avaliação defensáveis, regularmente revisados e aperfeiçoados, que reflitam as demandas da população brasileira para adequados cuidados em saúde.

Os convidados responderão a esta demanda através de cinco questionários com diferentes objetivos (Q1 a Q5).

  • Q1 e Q2 solicitarão aos participantes que indiquem seis características ou comportamentos importantes em um bom profissional médico.
  • Q3 validará uma lista categorizada destes atributos através da análise de conteúdo convencional.
  • Q4 selecionará 10 itens mais importantes, sem ordenar. Serão retidos aqueles identificados por mais de 50% dos experts.
  • Em Q5, os participantes ordenarão os itens identificados previamente. Serão utilizados medidas não-paramétricas para avaliar o consenso (coeficiente W  de concordância de Kendall), onde o valor de W varia de 0 (não há consenso) a 1 (consenso perfeito). Se W < 0,7, o questionário de classificação será reenviado para os membros do painel.